Mesmo antes de a pandemia do coronavírus iniciar mudanças globais sobre higiene, havia uma parte do avião que ninguém queria tocar: a porta do banheiro.
É por isso que a companhia aérea japonesa ANA está testando uma nova porta de banheiro com viva-voz que os passageiros podem abrir com o cotovelo ou antebraço (veja a foto acima). Um dos desafios de projetar qualquer coisa para um avião é a falta de espaço. As portas do banheiro abrem para dentro (menos bloqueio do corredor) ou têm maçanetas pequenas e planas em vez de maçanetas.
Mas o que você verá no protótipo da ANA é algo higiênico, mas também conserva espaço: a conhecida maçaneta prateada da porta do lavatório agora tem uma mola presa a ela para que você possa abri-la pressionando em vez de puxar para fora.
Veja também:
- Deseja ter seu próprio avião? Conheça modelos a partir de R$55 mil
- Pós-pandemia: como será o interior do avião do futuro?
- Um truque secreto para conseguir o upgrade para a primeira classe no avião
Dentro do banheiro, o mecanismo de travamento parece bastante familiar, com um botão que você desliza de um lado para o outro. Um botão de tamanho maior também pode ser bloqueado e desbloqueado com o cotovelo, o que significa que você pode ter uma porta acionada totalmente sem as mãos, tanto por dentro quanto por fora.
Atualmente, o protótipo da porta está disponível apenas no lounge da ANA no Aeroporto Haneda, em Tóquio, onde a empresa está reunindo feedback sobre ele. Se o design se provar popular e fácil de usar, ele poderá ser mais amplamente utilizado.
Veja também:
- Primeira classe em casa? A British Airways está vendendo seus itens de bordo, corra!
- Viagens sem toque? Confira tendência para o mundo pós-pandemia
- Qantas: companhia aérea coloca à venda carrinhos de bordo do Boeing 747
A inovação em portas foi concebida pela JAMCO, uma empresa japonesa especializada em produtos para a indústria de aviação. Em particular, ele é conhecido por assentos de aviões, cozinhas e banheiros.
Atualmente, os viajantes que voam a bordo da ANA devem usar máscaras ou outras proteções faciais e utilizar quiosques de autoatendimento para fazer o check-in de suas malas. Muitos membros da tripulação usam máscaras e protetores faciais para proteção adicional.
Veja também:
- Bebê nasce em voo para Londres e ganha passagem aérea para o resto da vida
- Hospedagem: cápsula inspirada em cactos se adapta a climas extremos no deserto
- Jato supersônico da Virgin Galactic voará de Londres para NY em 90 minutos
“Quando você começa a viajar de avião novamente, oferecemos o mesmo conforto e diversão de sempre”, disse o presidente e CEO da ANA, Yuji Hirako, em um comunicado anunciando o novo programa de limpeza “ANA Care Promise” da companhia aérea.
De acordo com a companhia aérea, essas medidas de higiene incluem filtros de ar de bordo – a mesma qualidade dos usados em salas de cirurgia de hospitais – e desinfecção regular de todas as superfícies do avião – incluindo, sim, portas de banheiros.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br